segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A violência moral se faz mais presente.....


Ficha Técnica :

Título Original: Tropa de Elite
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007

Direção : José Padilha

Elenco :

Wagner Moura (Capitão Nascimento)
Caio Junqueira (Neto)
André Ramiro (André Matias)
Milhem Cortaz(Capitão Fábio)
Fernanda de Freitas (Roberta)
Fernanda Machado (Maria)
Thelmo Fernandes(Sargento Alves)
Maria Ribeiro (Rosane)
Emerson Gomes (Xaveco)
Fábio Lago (Baiano)
Paulo Vilela (Edu)
André Mauro (Rodrigues)
Marcelo Valle (Capitão Oliveira)
Erick Oliveira (Marcinho)
Ricardo Sodré (Cabo Bocão)
André Santinho (Tenente Renan)
Luiz Gonzaga de Almeida
Bruno Delia (Capitão Azevedo)
Alexandre Mofatti (Sub-Comandante Carvalho)
Daniel Lentini

Assisti finalmente ao mais polêmico filme nacional de todos os tempos, pelo menos que eu me recordo. Só me lembro de algo parecido, quando há muito tempo atrás, algumas amigas da minha mãe reuniram-se em casa para assistir “o proibido” e, então, polêmico O BEIJO DA MULHER ARANHA, um dos meus primeiros filmes (que me recordo, antes de me apaixonar por cinema) que tenha realmente sido comentado nas feiras, padarias e etc.

Mas agora vamos ao TROPA DE ELITE, eu particularmente GOSTEI, e gostei muito, sai com a sensação de ter assistido CIDADE DE DEUS por uma outra perspectiva, por uma outra visão....a visão fora do tráfico.

Agora falar que é violento (é), que é perturbador (é), mas é a realidade, nós sabemos disso e muitas vezes ignoramos, ou melhor, sempre ignoramos.

Falaram-me da ação, sim, muita ação, mas o que é mesmo o fio condutor do filme, na minha humilde opinião, é o psicológico dos três personagens, a diferença entre eles.

Podem até me criticar, mas é mais ou menos assim...

- Capitão Nascimento: Quer um substituto honesto e “raçudo”, afinal o sentimento paterno o tocou, é profissional, inabalável até abrir a porta do seu humilde apartamento.

Aspirante Neto : O “folgado”, o cara que sempre quis ser a policia nas brincadeiras de infância, tem seu revolver não como defesa, mas como parte de seu falo.

Aspirante Matias : Negro que vê na corporação a chance de na verdade pagar seus estudos, acostumado com a discriminação e outras violências, quer dar uma chance para o diálogo.

Isso para mim, resume o filme....a violência é muito mais MORAL, PSICOLÓGICA, do que física.

Faça o seguinte, assista um vale-tudo, um “espetáculo” de violência gratuita, violência bancada também por muita grana e depois vá ver TROPA DE ELITE e olhe o filme por um lado mais social e depois deixe aqui seu comentário.

E além de tudo você, assim como eu, saberá por que ele causou tanta polêmica, sem contar a invasão sofrida pela pirataria.

Pegue suas garota, ou seus amigos, e vá ao cinema, valorize o cinema nacional, e DIGA: eu melhor que você assisti no CINEMA.

Um parabéns ao Wagner Moura, um dos grandes atores da atualidade, veio para ficar.

Curiosidades :

Apesar das contribuições do ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel, que escreveu em parceria com o sociólogo Luis Eduardo Soares o livro “Elite da Tropa”, Padilha afirma que o filme não é uma adaptação do livro.

- A escolha do elenco foi feita por Fátima Toledo.

- Em novembro de 2006 traficantes do morro Chapéu Mangueira, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralizadas por cerca de duas semanas.

- Após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.

- Escolhido como o filme de abertura do Festival do Rio 2007

Fonte : www.adorocinema.com.br

Avaliação : 8,0/ 10,00

Nos melhores cinemas


Trailer :

Nenhum comentário: