segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Mais uma da Folha....

6/10/2007 - 10h11

"Tropa de Elite" já foi visto por 19% dos paulistanos

TEREZA NOVAES
da Folha de S.Paulo

Antes de sua estréia no cinema, ontem, o filme "Tropa de Elite" já havia sido visto por 19% dos paulistanos, segundo pesquisa do Datafolha realizada na última quinta-feira.

É possível dizer que 1,5 milhão assistiram ao longa antes de ele entrar cartaz, projetando o percentual entre os maiores de 16 anos que residem em São Paulo. Para a pesquisa, foram entrevistadas 601 pessoas; a margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Divulgação
Wagner Moura em cena do aguardado filme de José Padilha; veja galeria de imagens do longa
Wagner Moura em cena do aguardado filme de José Padilha; veja galeria de imagens do longa

O filme do diretor José Padilha, que retrata o cotidiano de policiais do Bope, grupo de operações especiais da polícia carioca, foi pirateado e cópias começaram a ser comercializadas por camelôs no Rio, em agosto passado. Em pouco tempo, o DVD ilegal se espalhou pelo comércio ambulante do país.

"Se fosse no Rio, esse número [19%] seria muito maior. Acho que 5 milhões viram o filme, em São Paulo e no Rio, só por cópia pirata, espontaneamente, sem nenhum investimento de marketing", arrisca Padilha.

"Há algo diferente com esse filme. A pirataria é ruim, mas esse fenômeno demonstra uma demanda da população pelo filme e mostra que o cinema é relevante para a cultura nacional", completa. Segundo o diretor, cópias piratas já estão à venda até em Moçambique.

Ainda de acordo com a pesquisa Datafolha, 77% dos paulistanos já ouviram falar de "Tropa de Elite". Um debate sobre o caráter do filme, acusado de fazer apologia à polícia e de ser fascista, surgiu na mídia.

"Nunca antes na história deste país um filme teve uma repercussão como essa na mídia", brinca o diretor. "Só "Cidade de Deus" gerou um debate tão acalorado. Fico feliz porque temos que discutir segurança pública no Brasil", diz ele.

Nos cinemas

"Tropa de Elite" é exibido nos cinemas de São Paulo e do Rio desde ontem, com 140 cópias. Foi a segunda antecipação na data de estréia. Na próxima sexta, dia 12, o longa entra em cartaz no resto do país.

O diretor espera a estréia nacional para avaliar o desempenho de bilheteria do filme. "Tenho medo dessa abertura, que foi mudada na [última] terça. Não teve mídia nem TV."

Para Padilha, se, neste fim de semana, mil pessoas assistirem a cada cópia do filme, o que significa 140 mil espectadores, o resultado será "muito bom".

Entre os entrevistados pelo Datafolha que já assistiram ao filme, 33% afirmam que pretendem revê-lo "com certeza" na tela grande. Dentre os que já viram, 43% afirmam que não pretendem ir ao cinema.

"Se cada uma dessas pessoas for acompanhada, que é o que acontece geralmente no cinema, recuperamos duas vezes esses 33%. Outras pessoas já disseram isso, é um filme que pode ser visto uma, duas, três vezes", argumenta Padilha.

A taxa de aprovação do filme é alta. Entre aqueles que assistiram ao longa, 80% o classificaram como ótimo ou bom; 13%, como regular; e 7%, como ruim ou péssimo. "Esses 80% viram o filme não-finalizado, com som ruim e não na sua versão final", afirma ele.

Debate

"Tropa de Elite" teve pré-estréia anteontem, no Espaço Unibanco, em SP. Depois da exibição, houve debate com o diretor e com Alba Zaluar (antropóloga e colunista da Folha), Luiz Eduardo Soares (co-autor de "Elite da Tropa", livro no qual o filme é baseado) e Sérgio Rizzo, crítico da Folha.

"O filme não tem o poder de uma teoria ou de uma etnografia, apesar de ter um pé na realidade", disse Padilha.

Deu na Folha..isso que é clássico de verdade...


Crítica/"Taxi Driver"

Clássico de Scorsese é ponto alto de época ousada

"Taxi Driver" (1976) retorna em DVD com dois discos, recheados de extras

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Pequenos caprichos do destino, aliados a opções que foram depois abandonadas, poderiam ter feito de "Taxi Driver" um filme dirigido por Brian De Palma, com Dustin Hoffman no papel de Travis Bickle. Nesse mundo paralelo, ele talvez fosse realizado em vídeo, em preto-e-branco e fora de Nova York.
De Palma foi quem primeiro recebeu o roteiro de Paul Schrader para que examinasse a possibilidade de filmá-lo, mas julgou que o argumento era mais adequado a Martin Scorsese. Em diferentes estágios do projeto, cogitou-se adaptá-lo aos escassos recursos disponíveis para torná-lo viável.
Por fim, um orçamento (modesto) de US$ 2 milhões, Robert De Niro, película colorida e as ruas da perigosa Nova York de meados dos anos 70 fizeram com que "Taxi Driver" encontrasse o seu caminho como um clássico da "nova Hollywood", agora relançado em DVD, em "edição definitiva" com dois discos e muitos extras.
De notável valor arqueológico, esse material proporciona uma expedição a um dos momentos mais férteis de ousadia e inventividade no cinema norte-americano, detonado no final dos anos 60 com a tomada do poder, no coração da indústria, por uma nova geração de diretores, produtores, técnicos e atores.
De "Sem Destino" (1968) a "Touro Indomável" (1980), usando os marcos inicial e final adotados pelo jornalista Peter Biskind para reconstituir o período no livro-reportagem "Easy Riders, Raging Bulls", foram anos de feliz sintonia com as expectativas do público que havia se tornado adulto na década de 60, sob a influência da contracultura, da revolução sexual e da Guerra do Vietnã.
"Taxi Driver" é uma das mais bem-sucedidas expressões desse ambiente favorável à experimentação, desde a escolha incomum de argumento a solidão e a violência urbanas nos EUA sob a perspectiva de um insone ex-combatente no Vietnã até a vitalidade estilística (com o risco assumido do exagero) eleita para dar conta dele.
De acordo com os depoimentos detalhados de Scorsese nos mini-documentários que acompanham o filme, suas principais referências -meramente "inspiracionais" ou fornecedoras de parâmetros estéticos- foram o franco-suíço Jean-Luc Godard, o alemão Rainer Werner Fassbinder, o italiano Francesco Rosi e o inglês Alfred Hitchcock.
Os extras reúnem também entrevistas com Schrader, o produtor Michael Phillips, o diretor de fotografia Michael Chapman, De Niro e colegas de elenco, como Jodie Foster, Cybill Shepherd e Albert Brooks, além de convidados como o cineasta Oliver Stone e o crítico Robert Kolker, autor de um livro seminal ("A Cinema of Loneliness") sobre a solidão no cinema norte-americano dos anos 60 e 70.
Para contrabalançar a saudade daqueles tempos inquietos e de seus filmes notáveis, sobretudo se comparados à Hollywood de hoje, ex-taxistas de Nova York dão seus depoimentos. "Bickle não estava errado", diz um deles. "A cidade era o inferno de Dante."


TAXI DRIVER
Direção:
Martin Scorsese
Distribuidora: Sony (R$ 30)
Avaliação: ótimo

Já está em minhas mãos...


O amigão da vizinhança já está em casa...e a edição DUPLA, de colecionador.

E acreditem, é ótima. O som está espetacular, remasterizado em altissima resolução o filme é um encanto para os olhos.

Os extras estão ótimos também, confesso que não assisti a todos, mas os que eu vi, me fizeram pensar que o investimento valeu muito a pena.

Minhas opiniões sobre o filme, diferem um pouco, mas isso é uma outra história.

Eu tinha tanta esperança....


DEU NO OMELETE :

A adaptação para o cinema do game Halo minguou em setembro de 2006 depois de ter sido abandonada pela 20th Century Fox e pela Universal Pictures, que não queriam arcar com os custos e com os riscos. Agora o ex-diretor do filme, o novato Neill Blomkamp, comenta o futuro.

"O filme está inteiramente morto. Pelo menos na configuração em que ele estava. O que quer que aconteça com o filme, assumindo que um dia ele será feito, será algo totalmente diferente do planejado anteriormente. Basicamente, foi uma combinação de coisas, como dois estúdios que não estavam conseguindo dialogar, a Universal e a Fox. Isso acontece, é uma indústria frágil. Estou curioso para ver o que pode acontecer", comentou Blomkamp à Creativity Online.

A Weta Digital, companhia de efeitos visuais de Peter Jackson (O senhor dos anéis) que produziria o filme, está ainda tentando viabilizar o projeto. Para tanto, a Weta armou agora uma jogada irresistível: juntamente com a Bungie (estúdio da Microsoft criador de Halo) produziu curtas com atores reais para o lançamento do game Halo 3.

Indy...cadê você meu filho ?


DEU NO JUDÃO :

George Lucas resolveu abrir um pouco a boca sobre o novo Indiana Jones.

Ele declarou que a idéia de usar as Caveiras de Cristal vem da época da série O Jovem Indiana Jones, e que ele sempre achou fascinante as tais caveiras. Ele disse que elas estão, como relíquias, muito mais próximas da Arca da Aliança, e mais distantes do Santo Graal, por exemplo.

Ele também disse que esse filme tem uma temática muito parecida com o Caçadores da Arca Perdida, que é considerado o melhor da série. Mas, babar o ovo do filme que está produzindo não quer dizer que o filme vai ser tão bom assim. Ainda mais se levarmos em consideração que quem está falando é o George Lucas, o homem que nos deu Star Wars Episódio 1: A Ameaça Fantasma.

Enfim, Papai Papudo obviamente não falou nada sobre o papel que as caveiras vão ter no filme. Segurou tanto o segredo que semana passada quase foi pro saco: Um safado invadiu o escritório do Steven Spielberg, dentro da Paramount, e levou aproximadamente 2000 fotos do filme, documentos do orçamento, possivelmente o roteiro e mais uns computadores.

Como não era um nerd, e sim um ladrãozinho de merda, ele entrou em contato com vários sites de notícias para negociar o material. Se fosse um nerd, já tava tudo na internet, como algumas fotzinhas de um filme sobre um cara que se veste de morcego. Sabe qual é? =D

Segundo consta, o site TMZ.com obteve uma parte do material e chegou a anunciar que iria mostrar para o mundo, mas devem ter tomado uma senhora comida de rabo dos advogados da Paramount e voltaram atrás.

Para a alegria do estúdio e dos produtores do filme, o ladrão foi preso um dia depois de ter roubado o material, e ter feito todo o estardalhaço. O cara foi preso devido a ajuda de um membro não identificado de um site de notícias, que agendou um encontro para negociar o material. O ladrão foi com o produto do roubo e o FBI caiu matando.

Como é pouco provável que tais fotos apareçam, não vamos nos empolgar. É muito difícil o cara ter feito cópias, mas nunca se sabe. Qualquer coisa, o Judão te avisa. =D

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal sai em Maio de 2008.


A violência moral se faz mais presente.....


Ficha Técnica :

Título Original: Tropa de Elite
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007

Direção : José Padilha

Elenco :

Wagner Moura (Capitão Nascimento)
Caio Junqueira (Neto)
André Ramiro (André Matias)
Milhem Cortaz(Capitão Fábio)
Fernanda de Freitas (Roberta)
Fernanda Machado (Maria)
Thelmo Fernandes(Sargento Alves)
Maria Ribeiro (Rosane)
Emerson Gomes (Xaveco)
Fábio Lago (Baiano)
Paulo Vilela (Edu)
André Mauro (Rodrigues)
Marcelo Valle (Capitão Oliveira)
Erick Oliveira (Marcinho)
Ricardo Sodré (Cabo Bocão)
André Santinho (Tenente Renan)
Luiz Gonzaga de Almeida
Bruno Delia (Capitão Azevedo)
Alexandre Mofatti (Sub-Comandante Carvalho)
Daniel Lentini

Assisti finalmente ao mais polêmico filme nacional de todos os tempos, pelo menos que eu me recordo. Só me lembro de algo parecido, quando há muito tempo atrás, algumas amigas da minha mãe reuniram-se em casa para assistir “o proibido” e, então, polêmico O BEIJO DA MULHER ARANHA, um dos meus primeiros filmes (que me recordo, antes de me apaixonar por cinema) que tenha realmente sido comentado nas feiras, padarias e etc.

Mas agora vamos ao TROPA DE ELITE, eu particularmente GOSTEI, e gostei muito, sai com a sensação de ter assistido CIDADE DE DEUS por uma outra perspectiva, por uma outra visão....a visão fora do tráfico.

Agora falar que é violento (é), que é perturbador (é), mas é a realidade, nós sabemos disso e muitas vezes ignoramos, ou melhor, sempre ignoramos.

Falaram-me da ação, sim, muita ação, mas o que é mesmo o fio condutor do filme, na minha humilde opinião, é o psicológico dos três personagens, a diferença entre eles.

Podem até me criticar, mas é mais ou menos assim...

- Capitão Nascimento: Quer um substituto honesto e “raçudo”, afinal o sentimento paterno o tocou, é profissional, inabalável até abrir a porta do seu humilde apartamento.

Aspirante Neto : O “folgado”, o cara que sempre quis ser a policia nas brincadeiras de infância, tem seu revolver não como defesa, mas como parte de seu falo.

Aspirante Matias : Negro que vê na corporação a chance de na verdade pagar seus estudos, acostumado com a discriminação e outras violências, quer dar uma chance para o diálogo.

Isso para mim, resume o filme....a violência é muito mais MORAL, PSICOLÓGICA, do que física.

Faça o seguinte, assista um vale-tudo, um “espetáculo” de violência gratuita, violência bancada também por muita grana e depois vá ver TROPA DE ELITE e olhe o filme por um lado mais social e depois deixe aqui seu comentário.

E além de tudo você, assim como eu, saberá por que ele causou tanta polêmica, sem contar a invasão sofrida pela pirataria.

Pegue suas garota, ou seus amigos, e vá ao cinema, valorize o cinema nacional, e DIGA: eu melhor que você assisti no CINEMA.

Um parabéns ao Wagner Moura, um dos grandes atores da atualidade, veio para ficar.

Curiosidades :

Apesar das contribuições do ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel, que escreveu em parceria com o sociólogo Luis Eduardo Soares o livro “Elite da Tropa”, Padilha afirma que o filme não é uma adaptação do livro.

- A escolha do elenco foi feita por Fátima Toledo.

- Em novembro de 2006 traficantes do morro Chapéu Mangueira, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralizadas por cerca de duas semanas.

- Após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.

- Escolhido como o filme de abertura do Festival do Rio 2007

Fonte : www.adorocinema.com.br

Avaliação : 8,0/ 10,00

Nos melhores cinemas


Trailer :