terça-feira, 17 de julho de 2007

Uma obra-prima..Penélope e Almodóvar..delirante

Ficha Técnica

Título Original: Volver
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 121 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 2006
Direção : Pedro Almodóvar

Elenco

Penélope Cruz (Raimunda)
Carmen Maura (Avó Irene)
Lola Dueñas (Sole)
Blanca Portillo (Agustina)
Yohana Cobo (Paula)
Chus Lampreave (Tia Paula)
Antonio de la Torre (Paco)
Carlos Blanco (Emilio)
Maria Isabel Diaz (Regina)


Como escrever sobre algo tão complexo como um filme de Almodóvar, bem tentarei.

Dentre os muitos filmes desse genial diretor espanhol, existem dois que eu me identifico mais, Fale com ela e Volver.

E é de Volver e seu interessantíssimo universo feminino (Almodóvar, sabe falar da força da mulher, conhece como poucos a alma feminina e por isso faz isso tão bem) que eu tenho escrever um pouco agora.

O filme é centrado em cima de 5 distintas mulheres, mas com um foco um pouco maior (se existe isso) em Raimunda (Penélope Cruz – Sensacional no papel), que trabalha de sol a sol para sustentar sua filha e um traste que tem como marido.

Sole sua irmã Irene, está que foi abandonada pelo marido depois dele conhecer uma de suas clientes, afinal ela possui um salão de beleza clandestino e sofre bastante também com os problemas financeiro.

Irmãs e unidas moram em Madri, mas de uma hora para outra recebem um telefone de uma amiga, que sua tia idosa faleceu.

Raimunda acaba não indo a cidade natal, deixando sim, sua irmã sem companhia, o motivo : O marido de Raimunda, embriagado, tenta estuprar sua filha, ela reage e mata ele com uma facada no “bucho”.

E enquanto sua irmã vai ao velório / enterro, Raimunda faz de tudo para salvar sua filha de uma possível acusação de assassinato.

Dai para frente é difícil falar alguma coisa sem revelar os segredos dessa bela e intensa obra.

Atentemos para o trabalho de enquadramento do diretor, que nos sugere muito do que o filme quer passar. Um exemplo disso é o belo enquadramento no “colo latino” de Raimunda, que nos faz lembrar que além de mãe, protetora e uma mulher linda e toda essa beleza é despida nesse pequeno momento.

Esse universo “almodovariano” se faz mais presente do que nunca, as cores vivas, as belas mulheres, a música sempre bem colocada, as tramas paralelas...tudo está aqui, presente, sem faltar um detalhe sequer.


Um filme como muitos para se ter na DVDteca, e não só para impressionar parentes por possuir uma obra como essa, mas para quando der vontade de ver Penélope Cruz em uma atuação de tirar o chapéu ou mesmo para esquecer do trabalho dela no longa “As Bandidas”.

Curiosidades :

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz (Penélope Cruz).
Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Atriz - Drama (Penélope Cruz) e Melhor Filme Estrangeiro.

Recebeu 2 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Atriz (Penélope Cruz) e Melhor Filme Estrangeiro.
Ganhou 5 prêmios no European Film Awards, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Atriz (Penélope Cruz), Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.
Foi ainda indicado na categoria de Melhor Filme.

Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.

Ganhou 5 prêmios no Goya, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Penélope Cruz), Melhor Atriz Coadjuvante (Carmen Maura) e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Lola Dueñas e Blanca Portillo), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Produção, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Original e Melhor Som.

Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.

Foi escolhido como representante da Espanha para o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006

(fonte : euadorocinema.cidadeinternet.com.br)

Avaliação : 5,0 / 5,0

Já nas locadoras.

Nenhum comentário: