sexta-feira, 27 de julho de 2007

Como ele conseguiu ?


Um filme que muitos nunca ouviram ou ouvirão falar, mas muito, muito interessante.

Trata-se do “A Onda” (The Waves) que mostra com uma analogia simples, mas muito simples como Hitler conseguiu tantos seguidores, não só ele, mas todos esses movimentos de fanatismo irracional.

O filme começa com um professor de história Burt Ross, explicando aos alunos a ascensão e o genocídio nazista.

Todos se vêem indignados com tais atitudes do ditador e começam a questionar como aquilo foi possível.Quando questionado por uma das suas melhores alunas, já em cima do sinal de término da aula, Burt não tem como responder e também fica na dúvida como faria.

O professor então tem uma idéia de fazer um experimento da classe e com alguns clichês usados pelo grande ditador, cria então o slogan “Poder, Disciplina e Superioridade” e ainda dá um nome a esse movimento de “A onda”, cria o símbolo e com algumas ordem em pouco tempo tem o controle da classe e se perfaz como líder do então movimento.

Até que um casal de alunos vendo toda a loucura e com o risco de serem expulsos da turma tentam barrar o avanço “da onda”e assim segue o filme.

Devida a dificuldade de encontra esse filme, vou comentar sobre o desfecho – o professor reúne a todos em um amplo teatro e mostra a eles seu verdadeiro líder, nesse momento aparece Hitler em um telão, com isso mostra que ali, com um certo “jeito” a individualidade desapareceu e o pior de tudo, como participantes do grupo se julgaram superiores.

Feito para a televisão, ‘A onda’ [The wave], foi baseado em um incidente real ocorrido em uma escola secundária norte-americana em 1967, em Palo Alto, Califórnia. Antes de virar filme, foi romanceado em livro. A idéia do filme, com 45 minutos, era para fazer parte do currículo da escola, para estudar, refletir e se prevenir contra a onda nazi-fascista que começou no final da década de 30.

Desculpe, não consegui maiores informações sobre esse filme, mas caso encontrem alguém que tenha ou mesmo para locar, arrisquem-se, vale muito a pena.


Não vou avaliar, pois sai do comum, fica como curiosidade.

Uma outra visão você pode conseguir aqui : www.espacoacademico.com.br/065/65lima.htm

Nenhum comentário: