sábado, 14 de julho de 2007

Diamantes e pipocas...


Título Original: Blood Diamond
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 138 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Site Oficial: http://www.diamantedesangue.com.br/
Estúdio: Warner Bros. Pictures
Distribuição: Warner Bros.

Elenco

Leonardo DiCaprio (Danny Archer)
Jennifer Connelly (Maddy Bowen)
Djimon Hounson (Solomon Vandy)
Kagiso Kuypers (Dia Vandy)
Arnold Vosloo (Coronel Coetzee)



Nunca me interessei muito para assistir esse filme, confesso que me parecia (é) um PIPOCÃO americano, não menos pior que LÁGRIMAS DE SOL e outros tantos.

Pois bem, em visita a locadora mais próxima me deparei com o mesmo na prateleira e disse, agora vai.

Bom, além de pipoca, tinha Leonardo DiCaprio, nunca o achei bom ator mas vamos assistir e afinal de conta estamos aqui para isso.

Final da década de 90, Serra Leoa, o país está em plena guerra civil, o contrabando e a exploração ilegal de diamantes é o norte desse filme. O filme começa com a invasão da FUR ( Forças Unidas Revolucionária) a uma aldeia de pescadores, onde vive Solomom Vandy (que sonha com o seu filho se formando médico) e sua família.

Após matança generalizada, Solomon é pego para trabalhar nas minas de exploração de diamantes, enquanto sua família fica perdida no meio de toda confusão – uma cena forte, é quando os soldados cortam a mãos do nativos capturados, pois segundo o General, o presidente disse que o futuro está na mão de cada um (voto) então por isso, corta-se as mãos para nada mudar....uma das analogias mais bacanas do filme.

Nessa mesma mina, Solomon, encontra um diamante rosado, super raro, e com uma certa habilidade ele é escondido entre seus dedos do pé. Solomon pede para ir ao banheiro com intenção de esconder o diamante, quando está para cavar ele é descoberto, mas a sorte está ao seu lado e o exército invade a mina e causa um tumulto, dando tempo assim para o diamante ser escondido e Solomon fugir.

Danny ( Leonardo ), tem uma dívida imensa que veio de uma transação mal-feita, como em um “bom” ( pausa para os risos) filme americano eles se encontram, dai para frente começa a nossa aventura.

Ambos tem interesses diferentes, mas que o levam ao mesmo destino, um quer o diamante o outro sua família e (pasmem) tudo está num mesmo lugar (nossa que coincidência).

O que é de chamar atenção, é a situação dos meninos soldados, uma realidade que ainda existe e que todo o Mundo conhece e meio que ignora, é ai que entra o par romântico do Leonardo, Jennifer (Maddy) uma bela jornalista que está lá para cobrir alguns fatos pertinentes...essa coisa de, em um filme como esse, enfiar goela abaixo, esse tom meio romântico...é de lascar o DVD para ninguém mais correr o risco de assistir.

Além da forçada de barra de uma das cenas, em que Danny sai do hotel e é abordado por uma prostituta oferecendo diversão e bradando em bom e alto som que não tem AIDS / HIV, uma bela tentativa de chamar atenção para o problema, mas que passa em vão neste filme tornou-se um detalhes tão pequeno que somente aqueles que possuem um certo conhecimento do continente africano perceberão.

Mais momento ruins do que bons, fazem desse filme uma opção um tanto descartável, caso você não tenha mais nada para assistir, esteja chovendo, seja domingo e sua tv a cabo, está sendo tomada pelo poder que a sua mãe e família tem aos domingos, alugue-o e assista em seu quarto quieto e escondido, para que ninguém saiba o que está acontecendo.
Já nas locadoras.

Avaliação : 3,5 / 5,0 (só para domingo a tarde e olhe lá).

Nenhum comentário: