quarta-feira, 29 de abril de 2009

Uma boa pitada de cinema nacional...

Filme nacional, sempre teve aquele preconceito, principalmente aqui em casa, meu pai sempre disse, é nacional, então não presta.

Podia até ser antes desse novo bum do cinema nacional (não compartilho dessa opinião), temos muitos exemplos de bons filmes (Cidade de Deus, Linha de Passe, Tropa de Elite etc), mas esse me chamou a atenção em especial.

Estômago é um filme para ser visto e revisto, em uma sociedade que faz de você caça ou caçador, ele ensina que se pode sobreviver entre os lados...como ?...No caso do filme COZINHANDO.

Raimundo Nonato (João Miguel), migrante nordestino, chega a cidade grande sem ter o que comer , ou onde ficar...encontra no Centro Velho de São Paulo um bar...que na verdade vem ser sua salvação e sua condenação.

Raimundo passa a trabalhar no bar em troca de comida e um lugar (imundo) para dormir, mão boa para cozinha, suas coxinhas, pastéis e petiscos passam a ser a grande atração do lugar.

Esse talento todo, chama a atenção de Giovani (Carlo Briani) que o leva para ser assistente de cozinha do seu restaurante italiano, ali Raimundo conhece o verdadeiro mundo da gastronomia. “...Raimundo presta atenção, cozinhar é uma arte..e a cozinha é nosso ateliê..” Giovani.

O filme se torna muito, mas muito interessante, por que de uma forma muito simples e leve é mostrada duas fases da vida de Raimundo, sua ascensão como cozinheiro e na cadeia. Isso mesmo, ele está preso, o filme é dividido entre a sobrevivência na cadeia e na sociedade, se levadas em conta todo o contexto, a dificuldade e a violência, sociedade e cadeia EMPATAM.

Essa é a grande sacada do diretor Marco Jorge, essa sutileza em jogar com as duas fases do protagonista, aproveitando o tema, isso torna o filme realmente apetitoso.

Uma outra coisa bastante interessante é esse submundo social, que às vezes está debaixo dos nossos olhos mas ignoramos. Entra em cena Iria (Fabiula Nacimento) uma prostituta que “cede” aos apelos de João, em troca de comida. Essa relação obscura da sociedade, pouco mostrada na mídia, é tratada de forma excepcional no filme. Sim...fazem sexo por dinheiro, mas por comida, isso torna tudo um pouco mais ácido.

Outra coisa explorada no filme e muito bem mostrada, são as relações dentro da cadeia, onde a troca de favores mantém todos vivos ali e como em um filme , todos tem o seu papel.

Sem esquecer a ótima atuação de Babu Santana, p Bijúi..chefe da cela...realmente imperdível.

Misturando um humor bastante inteligente, e pitadas de um personagem carismático e inocente, esse ingredientes fazem do filme algo para se ter na prateleira e aplaudir de pé o cinema nacional.

Outra coisa bastante interessante, que todos devem prestar atenção, são as explicações de Raimundo para os ingredientes... a explicação do gorgonzola é simplesmente SENSACIONAL.

Para fechar : Assim como Raimundo, Marcos Jorge transforma elementos repugnantes, à primeira vista, num filme raro e único. E nos mostra que muitas vezes a diferença entre a caça e o caçador é saber exatamente qual sua posição no jogo, vantagem do rato que diante o gato sabe exatamente seu papel.

Nenhum comentário: